Qual o conceito de contabilidade tributária?

O que é contabilidade fiscal e tributária?

A contabilidade tributária pode ser definida tanto como técnica que permite processar e aplicar dados quanto a ciência que produz conhecimento sistemático e verificável, além disso, fornece informações extremamente relevantes para os gestores tomarem decisões sobre o futuro dos negócios, crescer e prosperarem cada vez mais.

O conceito de contabilidade tributária ainda pode ser entendido como um conjunto de informações relacionadas às obrigações fiscais de uma empresa, sendo, portanto, um sistema que se baseia na legislação tributária de cada país.

Como funciona a contabilidade fiscal?

O ambiente de negócios e de impostos é bastante complexo, já que, atualmente, a legislação brasileira conta com as mais variadas formas de tributação — sendo as principais o Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido. Hoje em dia, como há uma demanda crescente por transparência, os departamentos fiscais estão sob constante pressão, tendo que se adaptar para se tornarem mais eficientes, automatizados e encontrarem profissionais cada vez mais qualificados.

Os profissionais envolvidos monitoram a legislação nacional e suas alterações (que são várias, mudam diariamente) e, assim, permite à empresa pagar menos ao Estado, agir de forma inteligente, aproveitar as oportunidades que aquelas alterações lhe geraram.

Daí, tamanha a importância da Contabilidade Tributária.

Professor de Direito Tributário. Advogado desde 2006. Membro da Comissão de Direito Tributário da OABMG/Ipatinga.
Especialista na área de Direito Tributário, com ênfase em redução de dívidas trabalhistas, tributárias/fiscais e bancárias.
Cursou disciplina isolada no Mestrado em Direito da Universidade Dom Helder Câmara. Cursou a Pós-graduação em Direito Tributário pelo IBET. MBA em Direito Empresarial pela FGV. Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pelas Faculdades Pitágoras.
Primeiro brasileiro a ser congratulado com Menção Honrosa em toda a história do concurso Dr. Hans Schnitzlein, organizado pela SEJUBRA – Sociedade de Estudos Jurídicos Brasil Alemanha.

Siga nossas redes

acompanhe as novidades

informe seu e-mail para saber mais em apenas 7 linhas. Prometemos não enviar spam.

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Deixe um comentário